domingo, 20 de julho de 2008

Santuário N. Sra Assunção

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

18 Julho 2008
Monte Córdoba, Sto Tirso


Era final de tarde e, só para não deixar fugir um objecto de reportagem para a concorrência, lá resolvi atender à pretensão do proprietário e fotografá-lo em Sto Tirso, no chamado Santuário de Nossa Senhora da Assunção.

Como é meu hábito, antes de partir à descoberta fui pesquisar na net que tipo de monumento era e que cenário me esperava. Fiquei esmagada quando vi e estilo arquitectónico - uma mistura ortodoxa, típica dos países de leste, com gótico ou algo parecido... Um achado!!!

Mal se sai da auto-estrada, já em Sto Tirso, é possível vê-lo níveo e imponente, no alto do monte, a beijar o céu.
De facto, quando o vi ao vivo, não me desapontei - é portentosa a basílica. Perfeita! Mas e a vista do miradouro?? Uau! Mete o Sameiro no bolso (ver post anterior).

Enquanto esperava pelos protagonistas da reportagem (que me deixaram à seca hora e meia...) tirei algumas fotos para recordação.

A reportagem em si foi rápida, acelerada por um incidente: um senhor já de idade, de modos agressivos, interpelou-nos perguntando com que autorização estávamos ali a fotografar, que ía chamar a polícia e que ía tirar da frente do santuário, ele próprio, os carros, e tal... Quase me tirou do sério...
Depois de eu tê-lo desafiado a chamar realmente as autoridades, foi-se embora, a rabujar. E não é que nos fechou mesmo a entrada para não podermos sair do local? Que má fé... Para além de estar a impedir a divulgação do local, (que pelo que me apercebi tem postos comerciais que vivem do turismo), acaba por lhe dar má imagem com atitudes destas... Mas lá conseguimos sair do local pelos nossos próprios meios, sem nada mais a registar...

Porém, denotei que a tónica geral no local não é de grande abertura aos visitantes uma vez que eapalhado pelo espaço exterior ao santuário o que mais não faltam são placas proibitivas: "proibidoacender velas no exterio do santuário", "proibido estacionar para lá do sinal", "proibido montar bancas de comércio", proibido jogar à bola nestes espaço" (!!), ... Já agora acrescentem este: "proibido fotografar carros tendo como pano de fundo a basílica"

Já agora uma pequena informação sobre o estilo arquitectónico deste monumento:
"Concebida pelo arquitecto Korrodi sob a inspiração românica-gótica com alguns laivos de neo-romantismo. De planta em cruz grega e soberba construção, faz lembrar as monumentais basílicas orientais. Encontrando-se localizada em lugar de ampla visibilidade no Monte Assunção, tutela daí a cidade de Santo Tirso.
Foi construído em 1934, em granito, num estilo neo-românico. Todos os anos se realiza, junto do esplendoroso Santuário, uma romaria em honra da Santa, em 15 de Agosto."

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente muito linda a basilica e gostei particularmente dos enquadramentos geometricos e esverdeados de algumas das fotos.
Bjo

Momento Zen

Todas as fotos aqui publicadas, por piores que sejam, possuem direitos de autor. Antes de pensar em sacar qualquer uma dê-me uma palavrinha, deixando comentário. E nem é preciso dizer que há que mencionar a fonte, não é?

Material Fotográfico:


. Canon EOS 350D SLR digital

. Sigma 17-70mm f:2.8-4.5 Macro

. Canon 55-200mm f:4.5-5.6

. Flash Metz 58 AF-1

. Tripé Vivitar V-2800

. Grip BG-E3


De bolso:
Canon PowerShot A470


Quem sou eu?

Flávia, 28 anos, jornalista/fotojornalista

Interesses:
Jornalismo, Fotografia, Desporto, Cinema, Música, Literatura, Viagens e quaisquer manifestações culturais e artísticas, Turismo, Responsabilidade Social, Política Internacional, Internet e por aí fora...



desde 25 Maio 2007
Powered By Blogger

Fotos Antigas